Meus Sobrinhos

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Caio, Gabriela e Maria Luisa.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Plano de aula - Direitos, deveres, valores e diferenças.



Unime Salvador
Aluno – Carlos Júnior
Profª Gal Moura
Disciplina – Educação e Novas tecnologias
Curso – Pedagogia 5º sem.


Atividade para turmas do 4° ano
Área de conhecimento – Sociedade


Tema: Direitos, deveres, valores e diferenças.


Conteúdos

• Compreensão dos direitos e deveres necessários para a boa convivência grupal, presentes em espaços familiares e em outros contextos sociais
• Demonstração de interesse em questionar seus hábitos para que promova a harmonia dentro do âmbito familiar e educacional.
Competências e habilidades
• Reconhecer a importância dos valores familiares, aplicando-os de maneira consciente na formação integral do ser humano como ser ético e social.
• Construir relacionamentos saudáveis em que possa interagir, experimentar e aplicar suas vivências, demonstrando interesse quanto à divisão das atividades domésticas e no trabalho coletivo na escola.
• Respeitar as particularidades de cada indivíduo, conformando-se com os diferentes pensamentos, atitudes, sempre buscando manter o equilíbrio para melhor resolução dos conflitos.


Seqüência didática

• Iniciaremos o momento da aula através de uma conversa informal sobre bons hábitos na escola. O que sabem sobre a palavra hábito? E convivência?
• Pesquisar no dicionário o significado de cada palavra apresentada e registrar no Dicionário da Classe, publicado no mural.
• Convidar o grupo para uma roda de conversa: Como devemos nos comportar no ambiente educacional? Qual a importância de uma boa relação entre aluno e professor? Como é que estamos nos comportando? Será que estamos agindo com o outro de maneira adequada?
Registrar as informações coletadas no quadro. Em seguida, questionar: o que poderemos fazer para que as pessoas possam garantir uma boa convivência dentro e fora do contexto familiar?
Pedir que pensem nas repostas possíveis, mas que não falem antes de assistirem ao vídeo com o tema “ Bons Hábitos na Escola”

 
Registrar no caderno o que o vídeo retrata (individualmente)
• Intervenção 2: Vamos agora assistir ao segundo vídeo com a temática “Ajudar ao próximo”. Fazer levantamento de opiniões e questionamentos a respeito do vídeo, ou seja, compreensão do que foi visto, objetivando sempre a questão do próximo e a sua importância para o nosso desenvolvimento social.


Pedir que pensem nas repostas possíveis, mas que não falem antes de assistirem ao vídeo com o tema “Ajudar ao próximo”
Registrar no caderno o que o vídeo retrata (individualmente)

• Intervenção 3: Vamos agora assistir ao vídeo com a temática Direito da criança. Explicar que este vídeo apresenta o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) Lei 8.069, Capítulo II, artigos do número 15 ao 18.
Vocês sabiam que existe uma lei que protege as crianças e os adolescentes garantindo o direito às brincadeiras, prática de esportes, opinião, expressão e etc.? Explicar com relação à lei.

• Intervenção 4: Assistiremos agora o último vídeo com a temática “Aceitar as diferenças”. Vocês sabem que nós somos diferentes, pensamos de maneira diferente. Como seria se fossemos iguais? Será que teria graça? E se todos torcessem pelo mesmo time? Será que existiria futebol? Dentro dessa perspectiva, trabalhar valores de respeito para com a diversidade. Conversa informal sobre as nossas atitudes, hábitos e o que podem gerar quando não agimos de maneira correta. Será que gostaríamos de ser tratados de maneira incorreta? É correto desrespeitar os mais velhos? O que precisamos fazer para viver uma vida em que todos possam nos respeitar? Fazer relação quanto às pessoas com necessidades especiais, meio ambiente, sexualidade focando o respeito que devemos ter para com os mesmos.




Em cada vídeo apresentado, os alunos farão um registro escrito individual, indicando as suas impressões e conclusões.


Avaliação

• A turma será dividida em 4 grupos de até quatro componentes para pesquisa dos temas abordados (Direitos, deveres, valores e diferenças) de forma em que cada equipe confeccionará um cartaz para apresentação e exposição em sala, comparando o que foi escrito com as informações coletadas ao longo da pesquisa.
• Critérios – Domínio do conteúdo trabalhado, apresentação oral, estética do trabalho (Criatividade) e a escrita.

Recursos

• Data show
• Cd ou Dvd
• Dicionário.
• Papel metro ou cartolina
• Lápis de cor, hidrocor, cola e durex.
• Eca (Estatuto da criança e do adolescente)

Registros relevantes 

  • ECA – (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Capítulo II
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade


  • Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
  • Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II - opinião e expressão;
III - crença e culto religioso;
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI - participar da vida política, na forma da lei;
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.
  • Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
  • Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Referências

http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8069Compilado.htm

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