Meus Sobrinhos

Meus Sobrinhos
Caio, Gabriela e Maria Luisa.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Plano de aula - Habilidades com Tangram


Unime Salvador
Aluno: Carlos Júnior
Profª Gal Moura
Curso: Pedagogia
Disciplina: Novas Tecnologias




Atividade para turmas do 5° ano
Área de conhecimento – Matemática


Tema: Habilidades com tangram.



Competências e habilidades

  • Desenvolver a capacidade de raciocínio na resolução de problemas, organização de tempo, espaço em que possas interagir de maneira individual ou em grupo.
  • Tirar conclusões de que em nossas vidas dependemos do uso das estratégias e organização para resolver determinadas questões.
  • Permitir-se conhecer jogos de culturas diferentes utilizando-o em nosso dia a dia a fim de recrear-se.



Seqüência didática


• 1° momento iremos passar pela apresentação do jogo através do site, contando a sua origem. Apresentação será feita pelo docente. Haverá questionamentos sobre o conhecimento prévio das crianças com relação ao jogo, ou seja, se eles já conhecem, se já brincaram, mostrar também que a brincadeira pode ser realizada sem precisar estar online e que o jogo está à vendas em diversas lojas.

• No laboratório de informática, acessar o site para dar início ao jogo.

• O jogo será realizado com todos os alunos acessando o mesmo site e as mesmas figuras sob a monitoria docente. (A monitoria docente se dará de forma que o professor estará com um computador na frente da sala sendo projetada a sua imagem diretamente para o quadro. Logo os educandos poderão observar os procedimentos realizados).

• Os alunos deverão organizar os objetos geométricos de acordo com as regras do jogo com tolerância de 7 minutos para cada figura. O professor deverá informar para os alunos que a organização e movimentação dos objetos será realizada através do mouse do computador. 02 clicks a figura rotaciona e apenas um click com o botão esquerdo pressionado e movimentando a figura teremos o arraste da mesma para a posição que deverá ocupar.

• Ao termino, terão que identificar os sete objetos geométricos quanto ao nome estudado na disciplina da matemática. O professor irá intervir lançando questionamentos sobre as figuras e suas características quanto ao nome da figura, quantidade de lados e etc.


Referências - http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/


Registros relevantes


O tangram é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. (Essa parte não será comentada com as crianças)
Neste puzzle devem-se seguir duas regras: usar todas as peças e não sobrepor às peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário